Nesse post você vai conhecer as melhores ferramentas que auxiliam a Governança de TI em seu gerenciamento.
O Que São Ferramentas Da Governança De TI?
São normas, metodologias e indicadores que permitem aos gestores de TI, estabelecer objetivos, monitorar resultados e verificar se as metas idealizadas pela empresa foram atingidas.
Dentre todos os conceitos atribuídos, a Governança de TI pode ser resumida em três etapas, são elas:
- Que decisões devem ser tomadas?
- Quem deve tomá-las?
- Como tomá-las e monitorá-las?
Portanto, as ferramentas da Governança de TI executam, avaliam e monitoram a implementação dessas etapas.
Ferramentas Da Governança De Ti
ITIL – IT Infrastructure Library (Framework)
É um conjunto de melhores práticas derivadas de inúmeros setores públicos e privados. É considerado o framework mais aceito no mundo para Gerenciamento de Serviços de TI.
ISSO/IEC 20000 (Norma)
Foi a primeira norma editada pela ISO no Gerenciamento de Serviços de TI. É importante ressaltar que essa certificação é concedida apenas às empresas ou ao profissional e não aos produtos ou serviços oferecidos.
PMBOK – Project Management Body of Knowledge (Conjunto de práticas)
Caracteriza-se como o conjunto de boas práticas direcionadas ao Gerenciamento de Projetos publicados pelo PMI (Project Management Institute). O PMBOK é baseado em processos, logo, descreve de maneira organizada como implementar a gestão de um projeto.
BSC – Balanced Scorecard (Ferramenta)
É uma ferramenta de análise que permite a visualização em tempo real do que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da empresa. Ela proporciona a comunicação da missão e da estratégia da empresa, por meio de indicadores.
Esta ferramenta elabora a Estratégia Corporativa de uma organização, visualizando o quadro geral como o financeiro, o cliente, os processos internos e o crescimento.
É com base nessa visualização que é criado um mapa estratégico em que são traduzidas a missão e a visão da empresa, além de indicadores e medições de desempenho, estes imprescindíveis para uma boa gestão.
COBIT – Control Objectives For Information and Related Technology (Framework)
É um guia de boas práticas destinado à Gestão de Tecnologia de Informação. Ela auxilia no gerenciamento por meio de um conjunto de processos que facilitam o controle. No entanto, cada empresa tem de adaptá-lo ao seu modelo e estratégia de negócios.
TOGAF – The Open Group Architecture Framework (Framework de Arquitetura)
Essa ferramenta auxilia na criação, na construção dos detalhes, na avaliação e criação de uma arquitetura de TI eficaz para as organizações. Ela detalha a arquitetura corporativa (negócios) e garante a correta correlação com a infraestrutura de TI. Assim, a TOGAF melhora o tempo de desenvolvimento de sistemas.
VAL IT – Value of Information Technology (Framework)
Proporciona aos gestores avaliar, selecionar e medir o retorno dos investimentos da empresa em TI. Reduz surpresas derivadas dos custos da TI, aumentando o nível de confiança.
Foi criado como complemento da ferramenta COBIT, para reduzir o risco de fracassos, principalmente os de grandes riscos.
CMMI – Capability Maturity Model Integration (Ferramenta)
Pode ser descrita como uma abordagem de melhoria de processos, extremamente adotado na produção de software, com foco na qualidade e redução de erros.
ISO/IEC 38500 (Norma)
Fornece as diretrizes básicas para a implementação e manutenção da Governança de TI com a máxima eficiência. Ela está fundamentada em 6 princípios:
- Responsabilidade;
- Estratégia;
- Aquisição;
- Desempenho;
- Conformidade;
- Comportamento humano.
ISO/IEC 27001 – ISMS Information Security Management System (Norma)
Esta norma descreve como colocar em prática um Sistema de Gestão de Segurança da Informação. É uma norma com abordagem à Segurança da Informação. Ela permite que todos os dados financeiros e confidenciais sejam protegidos de modo eficiente.
A ISO 27001 garante a confiança dos clientes de uma empresa pois, proporciona maior proteção dos seus dados. Identifica os riscos e define controles para gerenciá-los ou eliminá-los.
OPMON (Software)
Este software, criado pela empresa OpServices, permite o monitoramento de infraestrutura de TI e gerenciamento dos processos de negócios. Ajuda o gestor a acompanhar em tempo real o desempenho das atividades da empresa e dos resultados.
Gera relatórios de disponibilidade, capacidade, performance, SLA, SLM etc. Possui as versões gratuita, pro e premium, as últimas, ambas pagas.
NAGIOS (Software)
É um software open source de monitoramento de hosts e serviços. Ele alerta quando há problemas iminentes e quando há incidências não resolvidas.
ZABBIX (Software)
Esta ferramenta monitora a infraestrutura de rede e aplicações. Possui suporte para a maioria dos sistemas operacionais, envia alertas e fornece scripts personalizados.
PRTG (Software)
O PRTG monitora todos os sistemas, dispositivos e aplicativos de infraestrutura de TI.
SOLARWINDS (Software)
Caracteriza-se por ser um grupo de softwares que auxiliam no gerenciamento da infraestrutura de TI. Suas aplicações abrangem:
- Gerenciamento de rede;
- Gerenciamento de sistemas;
- Segurança de TI;
- Gerenciamento de Banco de Dados;
- Central de Ajuda de TI;
- Nuvem de Monitoramento.
Conclusão
A Governança de TI, embora tenha surgido em decorrência da necessidade de boas práticas de negócios na década de 90, se consolidou no cenário corporativo, já que o reconhecimento de que a TI é indispensável para o sucesso de uma organização se evidenciou.
Portanto, pode-se afirmar com tranquilidade que, se houver um gerenciamento correto da infraestrutura de TI e o seu monitoramento for contínuo, a TI em concordância com as metas e aspirações da empresa, pode-se certamente, alavancar o seu crescimento, melhorar a experiência destinada ao usuário e facilitar a obtenção de lucros maiores.