Sem dúvida, muito tem se falado a respeito do meio ambiente nas últimas semanas, devido ao grande número de queimadas que se espalharam por diversas regiões do país.
Por isso, resolvi trazer um texto sobre o impacto ambiental na computação, mostrando o que de fato significa, suas consequências e como ele ocorre.
Logo abaixo você vai ler sobre os principais tipos de danos ao meio ambiente oriundos da informática e seus equipamentos.
Bem como encontrará as principais leis sobre o tema e as possíveis soluções para diminuir as ações causadas pelo impacto ambiental.
Leia também
Computação em nuvens: o que é e por que ela é tão importante?
Cursos de Tecnologia: Qual curso eu devo escolher na área de TI?
5 livros de programação para iniciantes: 2 deles são gratuitos
Impacto Ambiental na Computação: o que é?
Com a evolução tecnológica promovida pelos avanços na ciência no fim do último século, deu-se início a uma nova era, com novas tecnologias e consequências derivadas das ações humanas.
De acordo com site Brasil Escola, o impacto ambiental é uma alteração feita no meio ambiente por alguma ação ou atividade.
Já segundo o site Âmbito Jurídico, o impacto ambiental pode ser positivo ou negativo.
Com isso, sendo positivo, o impacto não tem o poder de ofender o meio ambiente, quando por alguma ação, modificamos para nosso proveito.
Logo, sendo negativo, provocamos danos ao meio ambiente com nossas ações.
Lixo Eletrônico
Sobretudo, devido a facilitação do acesso à tecnologia, os equipamentos são descartados com menos tempo de uso, seja pela quebra ou pela praticidade em adquirir um mais novo.
Dessa forma, aglutinam-se milhões de toneladas de sucatas de eletrônicos e derivados, poluindo e causando impactos significativos no meio ambiente.
Em resumo, o lixo eletrônico é composto pelos materiais:
- Ferro;
- Cobre;
- Fibras e Plásticos;
- Alumínio;
- Papel e embalagens;
- Zinco;
- Resíduos não recicláveis;
- Chumbo;
- Ouro/Prata/Platina.
Contudo, convém ressaltar que os materiais mais tóxicos para o meio ambiente são o mercúrio, chumbo e o cádmio.
E dessa maneira, por não ter um destino apropriado, seus elementos tóxicos penetram no solo e no lençol freático, contaminando as plantas, os animais e a vida em geral por meio da água.
Processo de Fabricação
Frequentemente na informática, o processo de fabricação de circuitos, por exemplo, utiliza e descarta diversos elementos químicos.
Além disso, nota-se que, para a fabricação de um único monitor colorido, utilizam-se quase três quilos de chumbo, material este, extremamente perigoso para o contato humano.
Portanto, o processo de fabricação atual engloba inúmeros componentes prejudiciais ao meio ambiente que, quando acumulados e descartados incorretamente, agravam ainda mais a situação do meio ambiente.
Consumo de Energia Elétrica e Meio Ambiente
À medida em que surgem mais equipamentos tecnológicos com o avanço da tecnologia, muitos dos recursos ambientais se desgastam, e isso inclui o uso da energia elétrica.
Porém, com exceção dos equipamentos fabricados com a intenção de economizar a energia, os eletrônicos comuns consomem um nível alarmante de energia.
Legislação e Meio Ambiente
A fim de minimizar os transtornos causados ao meio ambiente devido ao crescimento exponencial da fabricação dos equipamentos eletrônicos, foi preciso estabelecer normas, regras e leis.
Já que estas visam cuidar do impacto ambiental causado pelo mau uso e descarte em locais inapropriados.
Destacam-se:
- Convenção de Basiléia (1989): tratado internacional que objetiva minimizar a geração de resíduos perigosos.
- Política Nacional de Resíduos Sólidos (1991): projeto de lei que trata do gerenciamento dos resíduos tóxicos e perigosos, desde a coleta e triagem até a comercialização e reciclagem.
- Agenda 21 (1992): conhecida como Rio-92, foi uma conferência das Nações Unidas em que se assumiu o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
- Protocolo de Quioto (1997): Foi um acordo entre países em que os integrantes se comprometiam em diminuir a emissão de gases de que causam o efeito estufa entre os anos de 2008 e 2012.
- Resolução CONAMA: é uma normativa que estabelece que todo material tóxico tem que ter o seu local apropriado para descarte e reciclagem.
Ações e Soluções
Evidentemente que algumas ações que desempenhamos podem ter um impacto extremamente significativo no meio ambiente.
Podemos-se citar:
- Pesquisar o produto antes da compra, para saber quais cuidados com o meio ambiente a empresa oferece
- Prolongar a vida dos equipamentos eletrônicos, cuidando de modo a seguir sempre as instruções de uso
- Reciclar o equipamento entregando-o em locais apropriados
- Comprar sempre o equipamento original no lugar de um falsificado
Impacto ambiental na computação: papel do profissional nesse cenário
Hoje, nenhum profissional pode se dar o luxo de dispensar o cuidado com o meio ambiente em seu local de trabalho.
Certamente, muitos equipamentos são descartados por pararem de funcionar ou se tornarem obsoletos na área da tecnologia e informática.
Por consequência, o profissional deve elaborar estratégias que contornem o impacto no meio ambiente.
Desse modo, promover coletas de equipamentos para reciclagem, pesquisar melhor custo-benefício quando for comprar e cuidar dos que possui na empresa, são apenas algumas das soluções para a diminuição do impacto ambiental.
Referência
SINGULANE, Viviane de Carvalho. Os estudos de impactos ambientais. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 92, set 2011. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10294&revista_caderno=5>. Acesso em 31 de maio de 2019.