Por que é tão difícil colocar nossas ideias em prática? Você com certeza já passou por aquela situação em que precisa fazer uma atividade extremamente importante, mas por algum motivo, não consegue fazê-la de imediato e vive encontrando desculpas, deixando-a para depois.
É… e isso acontece especialmente em nossa área. Se você está começando a estudar alguma área da tecnologia agora, provavelmente vai se deparar com a senhora procrastinação, já já.
Quando começamos a aprender a programar, por exemplo, somos atiçados pelo espírito da curiosidade e de repente, nosso cérebro borbulha de ideias para desenvolvermos.
Mas por algum motivo, a maioria delas fica guardada numa gaveta empoeirada lá na sala dos perdidos e achados do cérebro.
E isso quase sempre é causado pela procrastinação e resistência que temos ao começar algo novo, ou então, mergulhar no tão famoso desconhecido. Temos medo do que não conhecemos e inconscientemente tendemos a criar resistência ao que não foi feito antes.
Porém, nesse post eu vou te mostrar algumas dicas que vão te ajudar a começar aos poucos a desempacotar aquelas ideias empoeiradas que um dia você já quis desenvolver.
Mas para adiantar, eu posso dizer que, para lutar com a procrastinação é preciso que você crie pequenos hábitos, não tenha medo de se arriscar e principalmente, esforce-se para cumprir o que você se comprometeu em fazer.
Leia mais
Como ser um bom programador: excelentes dicas para você se aperfeiçoar
Qual curso eu devo escolher na área de TI?
Como desenvolver uma rotina de trabalho saudável?
UX Design: o que você precisa saber
Comece com pequenos hábitos
Hábitos e rotinas são essenciais para executarmos nossas atividades diárias. Se não temos controle do que fazer, ficamos à deriva e comprometemos o nosso dia com espaços vazios e desperdiçados.
A melhor maneira de combater a procrastinação é criando ou recriando hábitos, de maneira que estes sejam parte de um todo, ou seja, que sejam pequenos.
A procrastinação adora hábitos difíceis, pois ela sabe que tendemos a deixar para depois tudo o que é complicado ou não prazeroso de se fazer.
Se você quer criar o hábito de estudar toda noite uma nova linguagem de programação, mas nunca tem tempo ou é tomado pela preguiça quando senta para aprender, experimente isso:
Dedique todos os dias 10 minutos para se concentrar totalmente nessa nova linguagem e esqueça do resto. Esforce-se para não desistir e não se deixar distrair. Seja exigente consigo mesmo.
Comece com pouco e vá aumentando gradativamente o tempo e a complexidade do seu hábito.
O mais importante não é o tempo, mas sim a constância. É muito importante que você crie uma rotina e a repita todos os dias. Somente assim o seu hábito vai se enraizar e virar um costume.
Arrisque-se
Por que a procrastinação nos domina tanto?
Porque temos um medo absurdo de nos arriscar. Somos moldados para acreditar que devemos temer o fracasso, as falhas e os erros. Tudo tem que ser perfeito e tem que dar certo de primeira.
Mas não é assim que a vida funciona. A gente erra e erra muito antes de aprender. E se você costuma criar códigos, já sabe que, quase sempre quando eles funcionam, nós ficamos surpresos e nem sabemos o porquê.
E que 99% das vezes o código não é criação, mas o conserto dos erros.
Não tenha medo de errar. E nem de fracassar. Uma pessoa inteligente aprende com os erros dos outros, mas a experiente aprende com os seus próprios.
Se o que tem impede de começar novos projetos é o medo de fracassar, é melhor repensar. Você vai errar querendo ou não, não é uma coisa que você pode controlar.
Já formatou um computador? Não importa quantas vezes você já o tenha feito, uma formatação sempre será diferente da outra e, geralmente, você passa mais raiva tentando descobrir a solução para o bendito do erro, do que formatando.
Arrisque-se. Comece a desenvolver suas ideias. Transforme isso num hobby.
Somente assim você vai começar a desempoeirar àquelas ideias antigas que podem virar grandes soluções para nós.
Esforce-se
Depois que você se anima e começa a praticar os seus novos hábitos, bate uma vontade de desistir muito forte.
Você começa a se distrair com facilidade, você falta um dia e mais outro em suas atividades, já que surgiu algo mais importante para fazer ou você só estava cansado.
Não espere sentir inspiração ou animação para continuar o seu hábito. Isso não existe. Se fosse assim, um pintor nunca praticaria suas técnicas ou um escritor jamais terminaria suas obras.
Não é da inspiração que vem a criatividade. A inspiração aparece de tempos em tempos. A criatividade vem da prática diária do que você quer fazer. Ela vem do que você adquire com a experiência.
Se você quer criar um programa, dedique-se. Não adianta você trabalhar nele por dois dias enquanto está entusiasmado e depois esquecê-lo, voltando a vê-lo três semanas depois.
Você precisa se comprometer e se esforçar para que todos os dias você possa trabalhar nele. Seja estudando sobre o problema ou programando. Mesmo até que sejam apenas 5 minutos por dia.
Esforce-se para cumprir a sua rotina todos os dias. Esforce-se para cultivar bons hábitos e adquirir experiência e inteligência.
Por fim, por que é tão difícil colocar nossas ideias em prática?
Se eu pudesse escolher apenas uma forma para acabar com a procrastinação, com certeza seria com o esforço e determinação.
Se nos comprometermos a fazer o que queremos fazer, mesmo que por pouco tempo, mas todos os dias ou nos dias em que você estipulou, então estaremos criando e dando forma a novos hábitos.
E com eles vêm as consequências: você aprende mais, você pratica mais, sente-se mais criativo e mais produtivo.
Arrisque-se e coloque em práticas essas dicas. Tire as ideias antigas do papel. Dedique um tempo à elas todos os dias.
Anote as novas, reveja as velhas. Crie coisas. Desenvolva. Aprenda algo novo. O mais importante é você ir de pouco em pouco.
Crie hábitos pequenos e fáceis de cumprir e vá aumentando aos poucos. Você vai conseguir alcançar seus objetivos e bater suas metas assim.
Boa sorte com suas ideias.
Você não pode mudar o mundo inteiro, mas pode mudar o seu mundo!
Não sou da área de TI, mas vivo tendo que me policiar para fazer com que as atividades tenham fluxo. É um exercício diário que tenho feito e cada resultado, motiva para outros. Mas nunca é fácil.
Realmente Ricardo, nunca é fácil. Por isso, parabéns pelo esforço. Com ele conseguimos conquistar nossos objetivos.
Muito bom! Sintetizou as dificuldades que sinto e de forma bem descontraída e objetiva. Parabéns pelo post Nayara! Confesso que tenho tido dificuldades em colocar minhas idéias em prática! Vou tentar seguir as recomendações. 😉